Press Releases Data de Publicação 9/17/2018

ANA MOURA “APAGA AS VELAS” NO 10º ANIVERSÁRIO DO MAR SHOPPING MATOSINHOS

A música é uma emoção: uma década de muitos concertos, recitais, performances e, acima de tudo, de grandes paixões

ANA MOURA “APAGA AS VELAS” NO 10º ANIVERSÁRIO DO MAR SHOPPING MATOSINHOS

Matosinhos, 15 de setembro de 2018

O Fado foi o estilo musical escolhido para, no dia 19 de outubro, às 21h30, no palco interior do espaço de restauração, piso 1, o MAR Shopping Matosinhos assinalar a comemoração do seu 10º aniversário. Destino, ou não, até porque quer o destino que ela não creia no destino, será Ana Moura a cantar os “Parabéns”. O concerto, de entrada gratuita, traz a Matosinhos aquela que é uma voz única, precursora de uma tradição no fado que vai buscar influências a outros géneros musicais aparentemente tão distantes como a música pop.

Dona de uma voz grave e sensual, que dá uma tonalidade diferente ao fado, Ana Moura é hoje uma das embaixadoras do estilo musical que é Património Imaterial da Humanidade da UNESCO.

Passaram 15 anos desde que Ana Moura gravou o seu primeiro disco “Guarda-me a Vida na Mão”, no qual viria a contar com a colaboração de Jorge Fernando. Depois de “Aconteceu”, gravado em 2004, em que já se nota a convivência natural entre o fado tradicional e uma forma muito pessoal da artista de lhe dar contemporaneidade, a sua carreira ganha uma dimensão internacional.

Com perto de meio milhão de discos vendidos, prémios como dois Globos de Ouro, dois prémios “Amália”, uma nomeação para os “Songlines Music Awards” na categoria de Melhor Artista, participações com ícones da música como Prince, The Rolling Stones, Caetano Veloso, Gilberto Gil ou Herbie Hancock, e quando promove “Moura”, o seu sexto álbum, Ana Moura é a convidada do MAR Shopping Matosinhos para assinalar o seu 10º aniversário.

Num concerto onde não faltarão sucessos como “Dia de Folga”, “Desfado”, “Aconteceu”, “Búzios” ou “Leva-me aos Fados”, Ana Moura mostrará porque é considerada uma das artistas portuguesas com uma carreira mais fulgurante.

ORQUESTRA JAZZ DE MATOSINHOS
 “Uma viagem pelos Tempos do Jazz”

No dia 6 de outubro, às 21h30, os visitantes do MAR Shopping Matosinhos terão ainda a oportunidade de assistir ao concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos. Criada em 1999, com o apoio da autarquia local, afirma-se como um “laboratório permanente” que, não esquecendo a tradição das grandes big bands do passado, promove a criação, investigação, divulgação e formação na área do jazz. Dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo, tem colaborado com nomes tão diversos como Kurt Rosenwinkel, Carla Bley, Dee Dee Bridgewater,  Maria Schneider, Maria João, Mayra Andrade, Maria Rita ou Manuela Azevedo, entre muitos outros.

Percorrendo o repertório do chamado “período de ouro” que ficou a marcar o trajeto das big bands (1925/1955), a OJM apresentará neste concerto várias peças-chave  das orquestras de Fletcher Henderson, Jimmie Lunceford, Duke Ellington, Count Basie, Benny Goodman, Tommy Dorsey, Artie Shaw, Dizzy Gillespie, Woody Herman, Stan Kenton ou Gerry Mulligan, arranjadores, compositores e chefes de orquestra de referência nesse período.

Habituada a atuar regularmente nas grandes salas nacionais e internacionais, a Orquestra Jazz de Matosinhos atua desta vez “em casa”.

Os concertos integram-se na programação gratuita que o MAR Shopping Matosinhos partilha com os seus visitantes, entre 15 de setembro e 21 de outubro, com o objetivo de, juntos, comemorarem o 10º aniversário do centro comercial. O espetáculo “As Aulas da Sónia”, mini-shows infantis “Ursinhos Carinhosos”, “Pocoyo”, “Lazy Town” e “Winx” e iniciativas de fashion & healthy lifestyle com figuras públicas como Rúben Rua, Carolina Patrocínio, Afonso Vilela, Vanessa Martins, Liliana Campos e Sofia Ribeiro são mais algumas das atividades que integram o programa.

PROGRAMAÇÃO 10º ANIVERSÁRIO

15 de setembro a 21 de outubro de 2018

- Espetáculos Infantis e Concertos
Palco interior - espaço de Restauração, Piso 1

Fashion & healthy lifestyle com Figuras Públicas
Atrium, Piso 0

SETEMBRO
Sábado, 15
- 15h às 17h: Moda e Bem-Estar com Rúben Rua*
- 17h às 19h: Em forma com Carolina Patrocínio*

Domingo, 16
- 15h e 17h: Mini-show infantil + Meet & Greet "Ursinhos Carinhosos"

Domingo, 16 a sexta-feira, 21
- 12h às 14h: Fashion and Shopping Adviser, Makeup Adviser and Hair Trends*
- 16h às 21h: Fashion and Shopping Adviser, Makeup Adviser and Hair Trends*

Sábado, 15
- 15h às 17h: Showcooking com Afonso Vilela*
- 17h às 19h: Style Adviser com Vanessa Martins*

Domingo, 23 a domingo, 30
- 12h às 14h: Fashion and Shopping Adviser, Makeup Adviser and Hair Trends*
- 16h às 21h: Fashion and Shopping Adviser, Makeup Adviser and Hair Trends*

Sábado, 29
- 15h às 17h: Fashion Adviser com Liliana Campos*
- 17h às 19h: Apresentação do livro "Confia" de Sofia Ribeiro*

Domingo, 30
- 15h e 17h: Mini-show infantil + Meet & Greet "Pocoyo"

OUTUBRO
Sábado, 6
- 21h30: Concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos

Domingo, 7
- 15h: Espetáculo infantil "As Aulas da Sónia", por Sónia Araújo

Domingo, 14
- 15h e 17h: Mini-show infantil + Meet & Greet "Lazy Town"

Sexta-feira, 19
- 21h30: Concerto de Ana Moura

Domingo, 21
- 15h e 17h: Mini-show infantil + Meet & Greet "Winx"

*Acesso por ordem de chegada.

Sobre a IKEA Centres

A IKEA Centres é a empresa global de centros comerciais do Grupo IKEA. Com as marcas que acolhe nos seus centros comerciais e as lojas IKEA, cria destinos de compras e lazer inspiradores e orientados para as famílias. Marca presença em 15 países, com um total de 43 centros comerciais e 20 projetos em desenvolvimento, distribuídos por Alemanha, China, Croácia, Eslováquia, Espanha, Finlândia, França, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Rússia, Suécia e Suíça. Com mais de 6.500 lojas e 1.500 marcas, a IKEA Centres gere um total de 3,4 milhões de metros quadrados de Área Bruta Locável e recebe aproximadamente 450 milhões de visitantes anuais. Em Portugal, possui o centro comercial MAR Shopping, em Matosinhos, e está a desenvolver um complexo comercial em Loulé.