Press Releases Data de Publicação 4/26/2021

ColorADD

Projeto pioneiro  em centros comerciais pretende total integração do público daltónico

SISTEMA COLORADD: ALFABETO DE CORES INCLUSIVO JÁ ESTÁ DISPONÍVEL NOS CENTROS COMERCIAIS MAR SHOPPING MATOSINHOS E ALGARVE

Matosinhos, 26 de abril de 2021

Existem atualmente, a nível global, 350 milhões de daltónicos, o que representa 10% da população masculina em todo o mundo. As estimativas indicam que 42% destas pessoas sentem que é difícil integrarem-se na sociedade, algo que decorre da sua dificuldade em identificar as cores presentes em vários sistemas da vida quotidiana. Com vista à maior integração da população daltónica, os centros comerciais MAR Shopping Matosinhos e MAR Shopping Algarve implementam agora o sistema ColorADD, um projeto pioneiro com vista à plena integração de todos os visitantes, que através de sinalética não intrusiva complementa os sistemas de comunicação cromáticos já existentes.

O ColorADD está já ativo nos parques de estacionamento e nos sistemas de recolha seletiva de resíduos dos dois centros comerciais, os primeiros do país a implementar esta solução inclusiva. Como ação complementar à implementação do ColorADD, está também prevista a ativação de um plano de comunicação e aprendizagem onsite e online para visitantes e colaboradores.

Num mundo onde 90% da comunicação é feita através da cor, esta iniciativa visa incrementar a acessibilidade universal, proporcionando maior conforto e segurança ao público daltónico, surgindo esta medida na sequência do processo de qualificação e melhoria contínua da Ingka Centres – grupo que detém os dois centros comerciais –, no âmbito da sua responsabilidade social. Este processo surge também enquadrado com os objetivos de desenvolvimento sustentável da empresa para proporcionar universalidade e igualdade de acesso e usufruto de todos os seus equipamentos.

Ana Machado, Communication Business Partner para Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Reino Unido, destaca mais um passo dado no incremento da acessibilidade de todos aos centros comerciais MAR Shopping Matosinhos e MAR Shopping Algarve, que vem complementar medidas já implementadas nos dois espaços, como a existência de lugares de estacionamento exclusivos para pessoas de mobilidade reduzida; WC equipados com compartimentos dedicados a pessoas com mobilidade reduzida e salas de amamentação; elevadores adaptados para invisuais e acessos através de elevador ou tapete rolante; política pet friendly e balcões de informações e eventos com acessos para pessoas de mobilidade reduzida. “Procuramos estar atentos para eventuais dificuldades que as pessoas nos visitam possam ter, mas melhorar continua e diariamente estas medidas”, remata a responsável.

Para 2021, os centros MAR Shopping têm como objetivo a obtenção da certificação AIS-Accessibility Indicator System, que visa o mapeamento das atuais infraestruturas de acessibilidade, enquadrando-as com os standards nacionais e internacionais, mas também a análise e melhoria da acessibilidade e mobilidade sensoriais e cognitivas.

A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarmos das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária.

Sobre AMAR

“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade do MAR Shopping Matosinhos, cuja orientação é promover o bem-estar da comunidade em que o centro comercial se integra. Ao longo de 12 anos, são muitas as ações de solidariedade promovidas em prol da população local e as instituições e causas apoiadas. Aquecer o Natal de pessoas sem-abrigo, promover o intercâmbio de gerações entre crianças e idosos institucionalizados, oferecer refeições escolares a alunos desfavorecidos, encher o armário de quem mais precisa de roupa e acessórios, realizar desejos de crianças com doenças graves, ajudar a equipar instituições, plantar uma horta solidária, ajudar a encaminhar centenas de animais abandonados para adoção ou equipar uma cozinha terapêutica para idosos com demência – eis apenas alguns exemplos.