Press Releases Data de Publicação 10/22/2019

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO CANCRO VENCE CONCURSO

Resultado do 2º Concurso de Projetos Solidários foi revelado no sábado por Filipe Pinto, padrinho da iniciativa, e que apresentou novo trabalho em concerto

ASSOCIAÇÃO DE APOIO AO CANCRO VENCE CONCURSO E ALARGA AUXÍLIO A PESSOAS CARENCIADAS COM PRÓTESES E EQUIPAMENTOS MÉDICOS

Ação de Responsabilidade Social, integrada na política AMAR quem mais precisa foi desenvolvida pelo segundo ano consecutivo em parceria com a Câmara de Matosinhos

Matosinhos, 22 de outubro de 2019

Não é preciso passar-se pelo drama do cancro ou acompanhar o progresso da doença em pessoas que nos são próximas para sabermos o quão devastador pode ser. Imagine-se quando ele toca a famílias carenciadas, quando estas não têm condições para adquirir medicamentos, próteses, camas articuladas e outros equipamentos que lhes permiriam viver um pouco melhor. A Associação de Apoio a Pessoas com Cancro (AAPC), localizada em Matosinhos, conhece muito bem esta realidade, pelo que concorreu à segunda edição do Concurso de Projetos Solidários, promovida pelo MAR Shopping Matosinhos, para, com o prémio de 5.000€, adquirir o que faz falta para auxiliar estas famílias.

O anúncio foi feito por Filipe Pinto, padrinho da iniciativa, em pleno concerto de apresentação de novo trabalho de originais, no último sábado. O cantor participou na decisão, em conjunto com a Câmara Municipal de Matosinhos que, uma vez mais parceira nesta iniciativa, integrada na política de Responsabilidade Social AMAR quem mais precisa, se encarregou também da comunicação com as instituições da rede social do concelho.

“O diagnóstico da patologia cancerígena constitui uma ameaça na vida da maioria dos doentes, devido às limitações de funcionalidade e às mudanças que daí derivam. O processo de adaptação à doença e às consequências que esta acarreta é específico para cada pessoa e depende dos fatores protetores e debilitantes, bem como do significado pessoal que o doente atribui às situações. Com este projeto pretendemos colmatar duas das grandes lacunas sociais atualmente existentes no nosso país: por um lado, as enormes dificuldades de as famílias de doentes oncológicos adquirirem ajudas técnicas, como camas articuladas, colchões antiescaras, cadeiras de rodas, cadeiras de banho, fraldas, entre outros, de forma gratuita e no momento da alta hospitalar; por outro, o grande número de mulheres com cancro da mama, sujeitas a mastectomia e que não são submetidas a reconstrução mamária imediata. Estas não encontram com facilidade próteses mamárias e soutiens de inserção de forma gratuita para fazer face ao problema”, explica a AAPC.

O MAR Shopping Matosinhos vai, assim, contribuir com €5.000 para a aquisição destes artigos, que, depois, serão cedidos gratuitamente aos doentes apoiados pela AAPC, que, há vários anos, trabalha em parceria com Gabinetes de Serviço Social de diversos hospitais do distrito do Porto, nomeadamente, IPO-Porto, Hospital São João, Hospital Pedro Hispano e Centro Hospitalar do Porto. Atualmente, são cerca de 400 os utentes a que presta auxílio.

O padrinho do Concurso de Projetos Solidários, o cantor Filipe Pinto, já manifestou interesse em envolver-se ativamente na iniciativa e, em breve, quer visitar a AAPC.

A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarmos das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária.

Sobre a Associação de Apoio a Pessoas com Cancro

A AAPC é uma associação sem fins lucrativos, localizada em Matosinhos. Foi fundada em 2005 com o objetivo de apoiar doentes oncológicos e os seus familiares/cuidadores, lutando pelaimplementação de uma política de saúde pública ligada ao cancro que promova assistência social na comunidade de forma gratuita e equitativa. Para tanto, desenvolve o seu trabalho em torno de dois importantes objetivos gerais: proporcionar melhores condições de vida aos utentes e minimizar as patologias e o sofrimento emocional que as mesmas provocam. A AAPC recebe pessoas com todos os tipos de cancro, seja qual for a sua condição social, raça, cor ou religião. Para além disso, é também uma preocupação da associação não limitar a população-alvo de intervenção aos doentes oncológicos, mas também incluir os seus cuidadores e familiares. Atualmente, presta apoio a mais de 400 utentes, aos quais disponibiliza apoio alimentar, empréstimo de equipamentos hospitalares, comparticipação de medicamentos, fornecimento de próteses mamárias e soutiens adaptáveis, apoio psicoterapêutico e apoio ocupacional. Todas as semanas são disponibilizadas aos utentes, aulas de Yoga, sessões de Reiki, sessões de Meditação, sessões de Yoga do Riso, Arte-terapia, Hipnose Clínica e consultas de Psico-Oncologia. E de periodicidade mensal aulas de Dança e Terapia Assistida por Cavalos.