Press Releases Data de Publicação 4/21/2021

Dia da Terra

Ingka Centres planeia aumentar eficiência energética em 35% até 2030

DIA DA TERRA: CENTROS COMERCIAIS MAR SHOPPING PRETENDEM QUE TODOS OS SEUS TRANSPORTES SEJAM ELÉTRICOS OU DE ZERO EMISSÕES ATÉ 2025

Matosinhos, 21 de abril de 2021

Em celebração do Dia da Terra, que se comemora anualmente a 22 de abril, o grupo Ingka Centres reforça as suas metas ambientais para a próxima década. Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos pretendem que todos os transportes, incluindo passageiros, entregas e outros serviços, funcionem com veículos elétricos ou com sistemas de zero emissões até 2025. Outro dos objetivos é aumentar em mais 35% a sua eficiência energética até 2030, além de atingir outras metas de neutralidade carbónica e consumo sustentável. Ambos os centros comerciais já alcançaram um dos objetivos de sustentabilidade do Grupo, nomeadamente o consumo de 100% de energia renovável nos dois espaços.

Além destas metas, está previsto que todos os sistemas de aquecimento e refrigeração também funcionem com recursos 100% renováveis até 2030. Desde 2016 que a Ingka Centres se tem expandido ao mesmo tempo que, paralelamente, tem vindo a reduzir a sua pegada ambiental em 3,5% (valores que excluem os impactos da pandemia em 2020).

Ao longo da próxima década, os objetivos incluem ainda reduzir para metade as emissões de colaboradores e clientes que se deslocam para os centros e continuar a trabalhar na melhor gestão de resíduos, dos quais 28% já são atualmente reciclados a nível global. Todas estas metas são regulamente complementadas com iniciativas de sustentabilidade como os “repair cafés”, aumento da oferta de carregadores para carros elétricos, workshops e iniciativas ecológicas didáticas.

O Dia da Terra, comemorado internacionalmente a 22 de abril, é um acontecimento que junta várias vozes em prol da ecologia e da sustentabilidade ambiental. A Ingka Centres pretende ter uma posição neste movimento, encarando o desafio como se todos os dias fossem o “Dia da Terra” e adotando uma postura cada vez mais sustentável na gestão das suas operações e outras iniciativas, com vista à neutralidade carbónica, ao zero desperdício e à sustentabilidade.

Atualmente, metade dos centros comerciais da Ingka Centres já utilizam energia renovável e receberam certificações BREEAM “Em Uso”. Em 2020, tanto o MAR Shopping Algarve como o MAR Shopping Matosinhos receberam este certificado internacional de sustentabilidade, que teve em consideração o aumento de eficiência em vários parâmetros e os esforços na redução dos consumos de água, de energia e de resíduos produzidos dos dois centros. Além de consumirem 100% energia renovável, ambos planeiam instalar em breve estações fotovoltaicas.

A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarmos das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária.

Sobre AMAR

“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade do MAR Shopping Matosinhos, cuja orientação é promover o bem-estar da comunidade em que o centro comercial se integra. Ao longo de 12 anos, são muitas as ações de solidariedade promovidas em prol da população local e as instituições e causas apoiadas. Aquecer o Natal de pessoas sem-abrigo, promover o intercâmbio de gerações entre crianças e idosos institucionalizados, oferecer refeições escolares a alunos desfavorecidos, encher o armário de quem mais precisa de roupa e acessórios, realizar desejos de crianças com doenças graves, ajudar a equipar instituições, plantar uma horta solidária, ajudar a encaminhar centenas de animais abandonados para adoção ou equipar uma cozinha terapêutica para idosos com demência – eis apenas alguns exemplos.