Press Releases Data de Publicação 10/4/2020

Dia do Animal 2020

MAR Shopping Matosinhos une-se à Animais de Rua para combater a proliferação de animais silvestres

DIA DO ANIMAL: ISABEL SILVA E HÉLDER REIS APADRINHAM ANGARIAÇÃO DE DONATIVOS PARA ESTERILIZAR DUAS COLÓNIAS DE GATOS NO PORTO

Matosinhos, 4 de outubro de 2020

O número de animais abandonados continua a aumentar, segundo associações de proteção que estão preocupadas com esta tendência. Acredita-se até que a pandemia de Covid-19 só veio agravar este que é um flagelo em Portugal. Os canis e gatis estão cheios e a procura para adoção destes animais é muito inferior à oferta. Uma das soluções para combater a proliferação de animais de companhia abandonados é a esterilização, missão a que se dedica a Animais de Rua. Para apoiar essa ação, o MAR Shopping Matosinhos decidiu juntar-se à associação para angariar donativos para a esterilização de duas colónias de gatos silvestres no Porto. Com esta iniciativa o centro comercial pet friendly assinala o Dia Mundial do Animal, que se comemora a 4 de outubro. Para tal, conta com o apoio dos apresentadores Isabel Silva (TVI) e Hélder Reis (RTP), que apadrinharão a ação.

A angariação de donativos materializar-se-á numa campanha nas redes sociais, em que cada novo gosto na página de Facebook do MAR Shopping Matosinhos vale 1€. Com 1.500 novos seguidores na página de Facebook do MAR Shopping Matosinhos, angariados entre 4 e 31 de outubro, a Animais de Rua terá a verba necessária para esterilizar as duas colónias de gatos silvestres, bem como para prestar cuidados de saúde aos animais que apresentem problemas de saúde. A campanha terá lugar estre os dias 4 e 31 de outubro de 2020.

No caso de se encontrarem gatos dóceis na colónia, e seguindo o procedimento habitual, os mesmos serão direcionados para adoção, podendo a Animais de Rua usar as redes sociais do MAR Shopping Matosinhos para divulgar as suas fotografias e condições de adoção.

O MAR Shopping Matosinhos tem, ao longo dos anos, assinalado o Dia do Animal com diversas iniciativas de apoio a associações, promovendo a adoção e sensibilizando para o problema do abandono. Mas, neste espaço comercial, todos os dias é dada especial atenção aos amigos de quatro patas. Aqui, os animais são sempre bem-vindos, podendo circular pelos espaços comuns (exceto Espaço de Restauração) e em algumas lojas aderentes, que podem ser consultadas no website marshopping.com.

Esta iniciativa insere-se na política de Responsabilidade Social do MAR Shopping Matosinhos, AMAR, cuja orientação é promover o bem-estar da comunidade em que o centro comercial se integra e da qual os animais de companhia fazem parte. Afinal, como disse Mahatma Gandhi, “A grandeza de um país e seu progresso podem ser medidos pela maneira como trata seus animais.”

A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarmos das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária.

Sobre AMAR

“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade do MAR Shopping Matosinhos, cuja orientação é promover o bem-estar da comunidade em que o centro comercial se integra. Ao longo de 12 anos, são muitas as ações de solidariedade promovidas em prol da população local e as instituições e causas apoiadas. Aquecer o Natal de pessoas sem-abrigo, promover o intercâmbio de gerações entre crianças e idosos institucionalizados, oferecer refeições escolares a alunos desfavorecidos, encher o armário de quem mais precisa de roupa e acessórios, realizar desejos de crianças com doenças graves, ajudar a equipar instituições, plantar uma horta solidária, ajudar a encaminhar centenas de animais abandonados para adoção ou equipar uma cozinha terapêutica para idosos com demência – eis apenas alguns exemplos.

Sobre a Animais de Rua

A Associação Animais de Rua ajuda muitos milhares de animais nas ruas, esterilizando-os para que não se reproduzam, tratando-os quando estão doentes e alimentando-os. Promovemos o convívio pacífico entre os animais e as pessoas, em respeito pelo bem-estar animal e a saúde pública.
O problema da sobrepopulação de animais de rua em Portugal é uma realidade. As associações de recolha e abrigo de animais (importantes e necessárias para solucionar o problema dos animais que já existem) não têm recursos financeiros e humanos para combater o problema de fundo das muitas centenas de milhares de cães e gatos que procriam continuamente no domínio público.
Estes animais vivem sem acesso a cuidados de saúde básicos, alimentação suficiente, abrigo ou conforto; vítimas de fome, doenças e maus-tratos, condenados a existências curtas e sem qualidade de vida.
A Associação Animais de Rua foi criada exatamente para tentar minorar o sofrimento destes animais sem lar e evitar que nasçam outros nestas condições. Desta forma, dirigimos os nossos esforços e recursos para a promoção do bem-estar dos animais, mas também para a defesa da saúde e salubridade públicas, assim como a segurança e conforto das pessoas.