Press Releases Data de Publicação 6/7/2021

IKEA Foundation - Exposição da Better Shelter

Exposição da Better Shelter nos centros comerciais da Ingka Centres até 20 de junho

Centros Comerciais MAR Shopping recebem ação de consciencialização para a situação dos refugiados

Loulé e Matosinhos, 7 de junho de 2021

Os centros comerciais MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos vão receber, até dia 20 de junho, uma instalação da Better Shelter, uma entidade que se dedica a construir abrigos para refugiados e pessoas que se encontram em situação de deslocamento forçado. A ação é promovida pela IKEA Foundation, que, em colaboração com vários parceiros, tem como missão apoiar e ajudar pessoas em comunidades vulneráveis a terem melhores condições de vida.

Esta ação inclui instalações de abrigos reais (Better Shelters), que vão possibilitar aos visitantes compreenderem como esta solução pode ajudar e melhorar a vida das pessoas que devido à guerra, catástrofes naturais, instabilidade política ou insegurança económica são obrigadas a deixar as suas casas e a tornarem-se refugiados. Adicionalmente vai ser possível seguir, através das redes sociais dos centros comerciais MAR Shopping, histórias reais de pessoas que, graças ao trabalho da IKEA Foundation e dos seus parceiros, têm agora uma perspetiva mais positiva para o futuro.

O MAR Shopping Algarve e o MAR Shopping Matosinhos fazem parte de oito centros comerciais da Ingka Centres que vão expor abrigos da Better Shelter, de forma a consciencializar para a situação de 80 milhões de pessoas que atualmente vivem deslocadas em todo o mundo. Estes abrigos são soluções temporárias e versáteis que permitem oferecer as condições básicas de habitação, segurança e privacidade a quem se encontra em situação de refugiado.

«Mais uma vez, a Ingka Centres colabora com a IKEA Foundation e os seus parceiros numa iniciativa importante no caminho conjunto de construção de um mundo melhor. Um dos grandes objetivos desta ação é consciencializar os nossos visitantes, colaboradores e lojistas para um problema global e para algumas formas de ajudar pessoas que se encontram, de forma forçada, em situações muito frágeis» menciona Ana Machado, Communication Business Partner para Portugal, Espanha, Itália, Croácia e Reino Unido da Ingka Centres.

A IKEA Foundation tem como objetivo ajudar crianças e famílias em situações de desigualdade e pobreza, assim como contribuir para a proteção do planeta com ações que se focam nas consequências das mudanças climáticas, pobreza e acesso a recursos, um trabalho contínuo realizado em conjunto com diversos parceiros que partilham da mesma visão. Desde 2009 que a IKEA Foundation, através da contribuição do Ingka Group, incluindo os Ingka Centres, já disponibilizou mais de 1,2 mil milhões de euros que ajudaram diversas crianças e as suas famílias.

A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarmos das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária.

Sobre AMAR

“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade dos centros comerciais da Ingka Centres em Portugal, MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Tendo como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2030 (20 anos antes da meta Europeia) e contribuir para vidas mais saudáveis, sustentáveis e felizes, os dois centros comerciais orientam esta política para as comunidades em que se inserem. “AMAR” integra ações de cariz ambiental, social e económico e com um propósito real e visível nas vidas das pessoas que apoia.