Press Releases Data de Publicação 12/22/2020

IPST faz nova recolha de sangue no MAR Shopping Matosinhos

Recolhas decorrerão no piso -1 do centro comercial, junto ao espaço Re-Food, no dia 29 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00

EM VÉSPERAS DE UM NOVO ANO, MAR SHOPPING MATOSINHOS E INSTITUTO DO SANGUE APELAM A DÁDIVAS

IPST garante condições de segurança e de distanciamento social no decorrer das inscrições e das colheitas. É preciso manter autossuficiência de sangue e componentes sanguíneos do país, depois de enorme quebra das dádivas este ano

Matosinhos, 21 de dezembro 2020

O Natal mora, para cada vez mais pessoas, nos pequenos gestos. Naqueles que, embora aparentemente insignificantes, podem representar grandes feitos. Doar sangue é doar amor, é doar vida. Ou melhor, vidas, já que cada dádiva pode salvar até três. Para aqueles que pretendam juntar-se a este movimento, sobretudo num ano em que a pandemia da covid-19 provocou uma diminuição de 15% no número de dádivas no Norte do país – zona mais afetadas pelas duas vagas de covid-19 – face a 2019, o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) marcará presença no dia 29 de dezembro, entre as 14h00 e as 19h00, numa sala devidamente preparada e disponibilizada para o efeito no piso -1 do MAR Shopping Matosinhos, junto ao espaço Re-Food.

Este é o nono ano consecutivo em que o IPST e o MAR Shopping Matosinhos se unem no apelo às dádivas de sangue. Ao longo destes anos, são mais de 730 os dadores inscritos na sequência desta iniciativa que integra a política de sustentabilidade do centro comercial, “AMAR”.

Em média, Portugal precisa de 1.000 unidades de sangue diárias para poder tratar dos doentes. “E, como este bem não se produz, só através da generosidade dos dadores se pode manter um banco de sangue autossuficiente. Por outro lado, doar sangue é apenas um gesto que pode alcançar um fim sem preço – salvar vidas”, recorda Ofélia Alves, responsável de programação e colheitas do Centro de Sangue e Transplantação do Porto. “O sangue humano continua a não ter substituto, pelo que ser dador pode fazer toda a diferença na vida de alguém. E é tão simples. Basta ser uma pessoa saudável, ter mais de 18 anos e pesar mais de 50Kg”, acrescenta.

Dádivas em segurança

O IPST garante as medidas essenciais de segurança com vista a conter a propagação do novo coronavírus. À entrada da sala, no piso -1 do MAR Shopping Matosinhos, o dador é submetido à medição da temperatura e deve higienizar as mãos. A máscara é obrigatória. Caso não preencha os requisitos fundamentais à sua elegibilidade enquanto dador, não entrará no local destinado à colheita de sangue. Garante-se ainda o distanciamento social e o seguimento de medidas escrupulosas de desinfeção de superfícies e equipamentos, de forma periódica, tendo o IPST reforçado a divulgação da informação pós-dádiva, muito importante para certificar que o dador continua saudável após a mesma.

“Dar sangue é importante em qualquer altura, mas mais ainda em momentos em que sabemos que há quebras nas dádivas. É, por isso, que o MAR Shopping Matosinhos procura com o IPST realizar estas recolhas em períodos importantes como Páscoa, férias de verão e Natal”, explica Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

“Não há razões para os dadores terem receio e deixarem de fazer as suas dádivas. É em momentos adversos como o que estamos a atravessar que é mais importante termos estes gestos de generosidade para com o outro”, remata Ofélia Alves.

A Ingka Centres faz parte do Grupo Ingka e soma mais de 40 anos de experiência a gerir centros comerciais de sucesso. Atualmente, acolhemos e servimos mais de 460 milhões de visitantes por ano, um número que irá chegar a um bilião nos próximos cinco a sete anos. Os nossos clientes crescem em número e em vontade de, connosco, viverem as melhores experiências e assim continuará a acontecer quando passarmos das atuais 45 localizações em 15 países para mais de 70 em 2025. Os nossos lojistas e parceiros também se mantêm e crescem connosco, sendo atualmente 1.600 as marcas que operam em 7.000 lojas. A Visão IKEA – “Criar um melhor dia-a-dia para a maioria das pessoas” – sempre nos guiará. São as pessoas que nos ajudam a concretizar diariamente esta visão extraordinária.

Sobre AMAR

“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade do MAR Shopping Matosinhos, cuja orientação é promover o bem-estar da comunidade em que o centro comercial se integra. Ao longo de 12 anos, são muitas as ações de solidariedade promovidas em prol da população local e as instituições e causas apoiadas. Aquecer o Natal de pessoas sem-abrigo, promover o intercâmbio de gerações entre crianças e idosos institucionalizados, oferecer refeições escolares a alunos desfavorecidos, encher o armário de quem mais precisa de roupa e acessórios, realizar desejos de crianças com doenças graves, ajudar a equipar instituições, plantar uma horta solidária, ajudar a encaminhar centenas de animais abandonados para adoção ou equipar uma cozinha terapêutica para idosos com demência – eis apenas alguns exemplos.