Press Releases Data de Publicação 9/19/2022

Onda Pura

MAR Shopping Matosinhos volta a apoiar iniciativa "Surf Para Todos", inserido no cartaz da 7ª Edição do Porto & Matosinhos Wave Series 2022

MAR SHOPPING MATOSINHOS LEVA CRIANÇAS E JOVENS DE INSTITUIÇÕES A APANHAR ONDAS PORQUE O SURF PODE SER PARA TODOS

Matosinhos, 19 de setembro de 2022

Diz o ditado popular que o sol quando nasce é para todos. Mas, na vida, nem tudo é assim. Apesar de cada vez mais praticado e acessível, o surf ainda não é possível para algumas crianças e jovens que não obtenham apoios para o praticar. É a pensar nisso, que o Porto & Matosinhos Wave Series conta há já alguns anos com a iniciativa "Surf para Todos". Patrocinador do evento há três anos, o MAR Shopping Matosinhos tomou a si este ano a promoção desta ação de responsabilidade social e, no dia 28 de setembro, levará 30 crianças e jovens das instituições locais ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Matosinhos e Obra do Padre Grilo, mais 10 convidadas pela Câmara de Matosinhos, a apanhar umas ondas. Juntos, farão uma maré cheia de energia.

Nesta iniciativa participam crianças em situação de risco, com idades compreendidas entre os sete e os 12 anos. O evento terá lugar na praia de Matosinhos, entre as 14h30 e 17h30 do dia 28 de setembro, e o seu objetivo é promover a integração e desenvolvimento emocional destas crianças. Através do modelo integrado de terapia e desporto, pretende-se aumentar as competências emocionais dos participantes, contribuindo para o bem-estar de cada um, no presente e no futuro, dar a conhecer esta modalidade e despertar o interesse por experiências futuras. A iniciativa contempla uma experiência de surf e um brunch com tempo para convívio.

"Esta iniciativa vem ao encontro da nossa estratégia de sustentabilidade, em que os valores da inclusão e do bem-estar de quem nos rodeia são essenciais. Acreditamos no potencial do desporto para a integração social de populações mais fragilizadas da nossa comunidade e, além de estimular essa premissa, o evento ainda promove o contacto destas crianças e jovens com a natureza, catalisador de bem-estar físico e emocional, que é o mais importante", afirma Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

O Porto & Matosinhos Wave Series é uma iniciativa que decorre nas praias do Porto e de Matosinhos e recebem um conjunto de provas nacionais de várias modalidades. Organizado pela Onda Pura Surf Center, com a colaboração das câmaras municipais do Porto e de Matosinhos, arrancou no dia 9 de abril.

Além do "Surf para Todos", o Porto & Matosinhos Wave Series conta ainda com outra iniciativa de cariz social, o "Para Surfing", para jovens portadores de deficiência, que se realizará no dia 30 de setembro.

A Ingka Centres integra o Grupo Ingka (que também inclui a IKEA Retail e Ingka Investiments). A Ingka Centres tem mais de 40 anos de experiência na gestão de centros comerciais e trabalha atualmente com mais de 3.000 marcas e cerca de 7300 lojas em todo o mundo, distribuídas por 47 centros comerciais em 16 países. Os centros comerciais da Ingka Centres são geridos sob diferentes marcas comerciais, incluindo MEGA na Rússia e LIVAT na China, sempre ancorados em lojas IKEA. Os centros Ingka recebem e servem globalmente mais de 370 milhões de visitantes todos os anos em meeting places ancorados em lojas IKEA. A Ingka Centres cria meeting places colaborando com as comunidades locais, bem como com os lojistas e parceiros, para garantir que os mesmos são destinos com significado emocional que agregam valor e constroem conexões sociais. www.ingkacentres.com

Sobre AMAR
“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade dos centros comerciais da Ingka Centres em Portugal, MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Tendo como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2030 (20 anos antes da meta Europeia) e contribuir para vidas mais saudáveis, sustentáveis e felizes, os dois centros comerciais orientam esta política para as comunidades em que se inserem. “AMAR” integra ações de cariz ambiental, social e económico e com um propósito real e visível nas vidas das pessoas que apoia.

Sobre a Onda Pura Surf Center
Com origem na Praia de Santa Cruz, criada por Marcelo Martins em 1994, a Onda Pura Surf Center está desde 2002 instalada na Praia de Matosinhos. Dedica-se ao ensino do surf para vários níveis de aprendizagem e diferentes faixas etárias. Desde o surf ao Stand up paddle, são várias as modalidades e os programas que desenvolvem, incluindo os eventos, de cariz competitivo, nacional ou internacional, cultural ou social.