Press Releases Data de Publicação 8/4/2021

Operação Tampinhas

“OPERAÇÃO TAMPINHAS” INSTALA-SE NO MAR SHOPPING MATOSINHOS PARA TRANSFORMAR O PLÁSTICO EM EQUIPAMENTOS PARA QUEM MAIS PRECISA

LIPOR organiza a “Operação Tampinhas” desde 2006, tendo já sido recolhidas e tratadas 847 toneladas de tampinhas e distribuídos mais de 1.650 equipamentos diferentes a quase 600 instituições, num total de mais de meio milhão de euros

Matosinhos, 2 de agosto de 2021

A iniciativa solidária “O Tampinhas”, da MatosinhosHabit, realizada em parceria com a LIPOR e integrada na 17ª edição “Operação Tampinhas”, chega este verão ao MAR Shopping Matosinhos. Ao longo de todo o mês de agosto, os visitantes do centro comercial encontrarão no Atrium (piso 0) cinco estruturas onde poderão devolver tampas de plástico de garrafas de líquidos alimentares (águas, sumos, etc.). O objetivo é reciclar este material e utilizar o valor de venda na doação de equipamentos médicos, ortopédicos ou similares.

Foi em 2006 que a LIPOR lançou a “Operação Tampinhas”. Até ao final do ano passado, foram já recolhidas e tratadas 847 toneladas de tampinhas e distribuídos mais de 1.650 equipamentos diferentes a quase 600 instituições, num total de mais de meio milhão de euros. Há cerca de dois anos, a MatosinhosHabit, empresa municipal de habitação solidária, uniu-se à LIPOR na campanha solidária “O Tampinhas”, parceria que as duas entidades mantêm.

Para o MAR Shopping Matosinhos faz todo o sentido juntar-se à iniciativa. “A ação enquadra-se na nossa política de sustentabilidade que, por um lado visa inspirar e ajudar as pessoas a terem uma vida mais sustentável e saudável e, por outro, tem como missão apoiar a nossa comunidade envolvente. Este projeto alia os nossos compromissos com o Planeta e com as pessoas, pelo que temos todo o prazer em contribuir para que mais beneficiários tenham acesso a equipamento que, de outra forma, teriam dificuldade em adquirir, ao mesmo tempo, que ajudamos a que toneladas de plástico sejam recicladas”, explica Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos.

Tiago Maia, administrador da MatosinhosHabit, explica ainda que “a Responsabilidade Social e Ambiental faz parte da política da MatosinhosHabit, pelo que continuaremos a apoiar e participar nestas iniciativas, em conjunto com a comunidade local, promovendo a inclusão social e um meio ambiente mais saudável.”

Até 31 de agosto, os visitantes do MAR Shopping Matosinhos serão chamados também a contribuir para esta iniciativa que já ajudou centenas de pessoas. Os primeiros a fazê-lo foram os Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça, que já doaram uma quantidade significativa de tampinhas à iniciativa.

Esta ação integra-se na 17ª fase da iniciativa da LIPOR, a qual decorre ao longo de todo o ano de 2021. No final da mesma, será publicada a lista de pessoas e entidades que beneficiarão dos equipamentos médicos, de acordo com o normativo da “Operação Tampinhas”. Para se candidatarem, devem preencher o formulário disponível no website da LIPOR.

Informações gerais sobre a “Operação Tampinhas”.

Normativo da “Operação Tampinhas”

A Ingka Centres, que integra o Grupo Ingka, acumula mais de 40 anos de experiência na gestão de centros comerciais. Atualmente, trabalha com 1.600 marcas no seu portfólio em 44 localizações e está presente em 14 países. A Ingka Centres acolhe e serve mais de 480 milhões de visitantes todos os anos, nos seus centros ancorados pela loja IKEA. Criados a partir de um trabalho conjunto com as comunidades locais, todos os projetos da Ingka Centres contam também com o envolvimento dos seus lojistas e parceiros, para garantir que resultam em espaços de encontro com significado emocional, que acrescentam valor e contribuem para a construção de ligações sociais www.ingkacentres.com.

Sobre AMAR

“AMAR” é a marca da política de Sustentabilidade dos centros comerciais da Ingka Centres em Portugal, MAR Shopping Algarve e MAR Shopping Matosinhos. Tendo como objetivo alcançar a neutralidade carbónica em 2030 (20 anos antes da meta Europeia) e contribuir para vidas mais saudáveis, sustentáveis e felizes, os dois centros comerciais orientam esta política para as comunidades em que se inserem. “AMAR” integra ações de cariz ambiental, social e económico e com um propósito real e visível nas vidas das pessoas que apoia.

Sobre a LIPOR

A LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto – foi fundada em 1982 como Associação de Municípios e gere, valoriza e trata resíduos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Ao mesmo tempo continuamos a partilhar boas práticas, complementadas com campanhas de sensibilização junto da população. Tratamos, todos os anos, cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por cerca de 1 milhão de habitantes.

Sobre a MatosinhosHabit

A MatosinhosHabit alicerça a sua ação no fundamental direito à habitação. Tem ainda sob sua responsabilidade projetos de desenvolvimento e integração social e de melhoria contínua da qualidade de vida da população, para além da gestão do edificado municipal.